quarta-feira, 29 de maio de 2013

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

A Secretaria de Saúde está desenvolvendo uma importante atividade educativa nas escolas do município de Rio do Fogo, o objetivo principal da ação é identificar os sinais de hanseníase e verminose e prevenir as doenças.

Nesta terça-feira, 28 de maio, a ação educativa foi realizada na Escola Municipal Jerônimo de Castro, lá foram distribuídos remédios para o combate da doença. O evento também pode contar com o sorteio de brindes para as crianças presentes.

Estavam presentes no evento: Maria de Carvalho (coordenadora dos postos de saúde), Elizabeth (coordenadora de epidemiologia), Mila Mayara (Coordenadora da atenção básica), Dayana (técnica de enfermagem), Agentes de Saúde e outros.

A diretora da escola Nires Ferreira afirmou: "o programa saúde na escola é de grande importância para o bom desenvolvimento dos nossos alunos, pois criança saudável aprende com mais facilidade". A coordenadora da atenção básica também afirmou: "a prevenção e detecção da hanseníase e verminoses nas escolas permite uma infância mais saudável para todas as crianças do município de Rio do Fogo".

Foto: Jailson Macedo




Escrito por: Ceiça Torres



Homens vestidos de garis matam suspeito no Abolição I, em Mossoró

Cézar Alves/Da Redação
A Polícia Militar registrou um homicídio na manhã desta quarta-feira, dia 29, perto do Paralelos, no Abolição I, em Mossoró. A vítima é o ex-tesoureiro da Câmara Municipal de Rio do Fogo/RN, José Fábio Magalhães Rocha, de 35 anos, conhecido pelos vizinhos pelo nome de Paulo. Os assassinos estavam disfarçados de garis da Prefeitura Municipal de Mossoró e efetuaram dezenas de tiros, sendo 13 tiros na vítima.
A vítima, que também estava armada, segundo a Policia é conhecida no mundo do crime por 'Fábio Maranhão'. Residia na casa de número 162, Rua Monsenho Gurgel, no Abolição I, perto ao antigo Paralelos. A mulher de Fábio Maranhão, que estava na casa com dois filhos, saiu antes da policia chegar numa Hilux.
O ataque aconteceu por volta das 7h30.
A pistola calibre 380, com dois carregadores, foi encontrada ao lado do corpo. Ainda conforme as testemunhas, os assassinos estavam vestidos de garis e fugiram de moto. Eles teriam chamado no portão e invadido a casa. Começou o tiroteio. A vítima tentou correr na rua revidando, mas não resistiu.
Um carro foi visto rondando a casa da vítima durante toda a manhã.
O Instituto Técnico-científico de Polícia e agentes da Delegacia Especializada em Homicídios de Mossoró estiveram no local, respectivamente periciando o local e fazendo os primeiros levantamentos do que teria acontecido.
No local a policia informou que se trata de um assaltante de banco do Estado do Maranhão. O De Fato.com apurou que na verdade Fábio é o ex tesoureiro da Câmara Municipal de Rio do Fogo/RN, onde teria sido preso e autuado em flagrante pela Policia Federal por ter assaltado a agência do Correios de sua cidade. Na ocasião deste assalto, ele tentava fuga com outros 3 suspeitos, que conseguiram fugir.
Fonte: Jornal de fato.com

Fotos: Patrulha do RN

Fotos: Patrulha do RN








Fotos: Patrulha do RN









terça-feira, 28 de maio de 2013

Agentes de Proteção Fiscalizam Bares em Rio do Fogo

Neste domingo, 26 de maio do corrente ano, em Rio do Fogo, os Agentes de Proteção da Criança e do Adolescente da Comarca de Ceará Mirim realizaram um importante trabalho de fiscalização em todos os bares e estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas  e produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica. 
Um dos objetivos da ação foi proibir a venda, doação ou qualquer tipo de transação de armas, munições, explosivos e bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes.

Foto: Jailson Macedo

Agentes de Proteção

sábado, 25 de maio de 2013

Enem já registra mais de 5 milhões de inscritos; prazo termina segunda-feira

Termina na próxima segunda-feira (27), às 23h59, o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Segundo o Ministério da Educação (MEC), até as 18h18 de hoje (24), 5.199.918 estudantes fizeram o cadastramento. O número se aproxima do total de inscritos no ano passado, 5,8 milhões. A expectativa é ultrapassar a estimativa inicial de 6 milhões. O prazo de inscrição não será prorrogado.

De acordo com o balanço divulgado pelo MEC, São Paulo registra o maior número de inscrições por estado, 809.608, seguido de Minas Gerais, com 564.401 inscritos. O Ceará vem em terceiro, com 393.454, depois vem o Rio de Janeiro, com 379.318 candidatos.

O Enem é destinado aos estudantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal.

A inscrição é confirmada apenas após o pagamento da taxa ou a confirmação dos dados de isenção. O prazo para o pagamento termina na próxima quarta-feira (29). Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa quem tiver renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição é R$ 35.

Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet no endereço do Enem. Para os estudantes que têm dúvidas, a página também traz um passo a passo com orientações detalhadas sobre como fazer a inscrição no exame.


O resultado do exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. O desempenho no Enem é também requisito para participação nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

POPULAÇÃO RIOFOGUENSE PARTICIPA ATIVAMENTE DA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL



Nesta quarta-feira, 22 de maio do ano em curso, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Rio do Fogo com o tema: Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já! Esse tema também foi abordado em uma palestra conduzida por Ivani Matias Xavier (Membro da Comissão Executiva Estadual da Conferência das Cidades). 

O evento, que foi organizado pela Prefeitura Municipal de Rio do Fogo através da Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pôde contar a participação  ativa e maciça de diversos segmentos da sociedade.

Foto: Jailson Alves



Segundo Carla Vicência Tavares Rodrigues (secretária de Urbanismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos): "a Reforma Urbana é de fundamental importância para o município, pois trará vários benefícios para a população dentre os quais a mobilidade urbana para todos". O Prefeito Laerte Paiva também afirmou: "a reforma urbana irá trazer infra-estrutura para o município, por isso a minha maior preocupação é escutar o povo, ouvir quais são as propostas da população"

O vice-prefeito Gilmar Miranda também afirmou: "a Reforma Urbana trará qualidade de vida para a população de um modo geral". Portanto, pôde-se constatar que, de fato, houve uma grande mobilização social e conscientização coletiva no sentido de incentivar a população a participar ativamente da conferência. 



Composição da Mesa

Coffee Break

Prefeito Laerte Paiva






terça-feira, 21 de maio de 2013

Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa

Nesta terça-feira, às 15:30hs, na Câmara Municipal de Rio do Fogo a Secretária de Educação Joária de Araújo Vieira, com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio do Fogo, Governo Federal e UFRN declarou aberto o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Os professores dos 1º, 2º e 3° anos, na mesma ocasião, firmaram um pacto comprometendo-se a alfabetizar os alunos até os oito anos de idade. A secretária também declarou que os professores receberão uma capacitação e uma bolsa no valor de R$ 200,00.


Foto: Jailson Macedo


Joária: Secretária de Educação


Na ocasião houve a realização de um Fórum educacional para  a escolha dos representantes municipais que irão participar da Conferência Internacional de Educação que será realizada em João Câmara, no dia 22 de maio do ano em curso. O objetivo da reunião também foi discutir a Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.


Palestrante: Paula Francimar (UFRN)





Postado por: Gislayne Chiarelle 



segunda-feira, 20 de maio de 2013

II PASSEIO PEDESTRE E CICLÍSTICO DAS MÃES

No último dia 17 realizou-se em Rio do Fogo o II PASSEIO PEDESTRE E CICLÍSTICO DAS MÃES, com a ilustre presença de Shirlene, 1ª dama do município.

O evento foi organizado por Sandra e Eudes Vieira e contou com o apoio do SAAE, Mercadinho Miranda, Auto Posto São Tomé e Prefeitura Municipal de Rio do Fogo.

Foto: Jailson Macedo





Postado por: Gislayne Chiarelle

quinta-feira, 16 de maio de 2013

1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE RIO DO FOGO


Há muitos anos, as cidades brasileiras vêm sendo produzidas sem um ordenamento que pudesse assegurar qualidade de vida para os cidadãos e sustentabilidade para o crescimento futuro com bem estar e felicidade para todos. 

No entanto, a Prefeitura Municipal de Rio do Fogo visando o desenvolvimento deste município irá promover no dia 22 de maio do ano em curso, às 08:00hs, no Ginásio de Esportes de nossa cidade, a 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE RIO DO FOGO com o tema: QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!

A presente conferência tem por objetivo fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano. É chegada a hora dos cidadãos promoverem esta mudança, participe! Vamos juntos construir a política municipal de desenvolvimento urbano.






terça-feira, 14 de maio de 2013

Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Há exatos treze anos, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então entidades públicas e privadas, ano após ano, têm se mobilizado com o intuito de conscientizar a sociedade brasileira para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória/ES, um crime desumano abalou toda a nação e ficou conhecido como o "Crime Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi sequestrada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta.

Com aprovação da Lei Federal nº 9970/00 o Comitê Nacional passou a promover anualmente a campanha "Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes", lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.



Dentro desse contexto, o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente em conjunto com a Prefeitura Municipal de Rio do Fogo e as secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e Turismo realizará uma grande passeata no próximo dia 17 à partir das 15:30hs. 

O objetivo principal da passeata é mobilizar toda a sociedade riofoguense a abraçar essa causa. Portanto, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos enfim, todos estão convidados para participar da passeata que se iniciará em frente à Escola Estadual G. Lavoisier Maia.



Fonte: Jailson Alves

Reunião para preparação da campanha "Faça Bonito"




segunda-feira, 13 de maio de 2013

Estudantes já podem se inscrever no Enem 2013


Prazo termina em 27 de maio; prova será realizada em 26 e 27 de outubro

Desde às 10h desta segunda-feira (13), estudantes de todo o Brasil já podem realizar a inscrição no Enem 2013, no site da prova. O prazo para realizar a inscrição termina em 27 de maio, às 23h59.

O Ministério da Educação calcula que, neste ano, mais de 6 milhões de estudantes deverão se inscrever para as provas, que acontecem em 27 e 28 de outubro e podem garantir acesso a universidades federais e institutos federais de ensino superior.

Inscrições

Para realizar a inscrição, o candidato deverá acessar o site do exame para fazer o cadastro.  A taxa de é de R$ 35 e deverá ser paga somente no Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Simples), que será gerada no momento da inscrição. O prazo final para pagamento da taxa é 29 de maio. Caso o candidato não pagar até esse dia, a inscrição será cancelada.

Quem quiser obter a certificação de conclusão do Ensino Médio deve indicar uma Instituição Certificadora dentre as listadas no ato da inscrição.

Isenção de taxa

O MEC oferecerá a isenção da taxa para os estudantes que atenderem aos requisitos da Lei Federal nº 12.799, que estabelece critérios para oferecer o benefício. São eles:

I - Renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

II - Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Também é possível pedir a isenção mediante declaração de carência, feito pelo participantes ("declarar ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica"). Para ambos os casos, o candidato deverá dispor de documentos comprobatórios para apresentar à análise do Inep.

Atendimento diferenciado
Quem necessitar de atendimento diferenciado (oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial) ou específico (oferecido a sabatistas, gestantes, lactantes, idosos ou estudantes em classe hospitalar) deve informar isso no ato da inscrição.
Haverá um campo próprio no sistema de inscrição para que o participante informe o auxílio ou o recurso de que necessitar, de acordo com as opções apresentadas: prova em braile, prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), guia-intérprete para surdocego, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, sala de fácil acesso e mobiliário acessível. Mas será preciso apresentar documentos que comprovem a condição especial.
A correção 

O cálculo da nota do Enem tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. Os participantes poderão acessar os seus resultados individuais em data ainda não divulgada, também no site do Inep. 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou alterações que tornarão mais rigorosa a correção da prova de redação. Segundo ele, as mudanças foram implantadas porque as regras aplicadas anteriormente não mostraram resultado satisfatório.


domingo, 12 de maio de 2013

FELIZ DIA DAS MÃES


O blog A VOZ DE RIO DO FOGO deseja
a todas as mães um FELIZ DIA DAS MÃES:





Mãe... São três letras apenas

As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.

Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!

Mãe (Mário Quintana)

sábado, 11 de maio de 2013

PREFEITURA DE RIO DO FOGO COMEMORA DIA DAS MÃES EM GRANDE ESTILO

Foto: Jailson Alves

Nesta sexta-feira, 10 de maio do ano em curso, a Prefeitura Municipal, com o apoio da Secretaria de Educação, Ação Social e a Secretaria de Turismo organizou um grande evento em comemoração ao Dia das Mães, com a realização de um grande bingo e de vários sorteios.

O evento reuniu aproximadamente 3 mil pessoas e contou com a presença do prefeito Laerte Ney de Paiva Fagundes, do vice-prefeito Gilmar Miranda, dos vereadores e secretários municipais. Também esteve presente o cantor Luiz Almir que, com seu romantismo, contagiou a noite e emocionou às mães presentes.


PRESENTES

ENTREGA DA PREMIAÇÃO PELO PREFEITO LAERTE PAIVA
                                                                                 
JOÁRIA: SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

VICE-PREFEITO GILMAR MIRANDA                                                                         

CANTOR LUIZ ALMIR



PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DOS ESCOTEIROS


MÃES PREMIADAS