sexta-feira, 18 de abril de 2014

Prefeito entrega certificados aos 927 formandos do Pronatec


Em solenidade realizada no Ginásio Poliesportivo Ionaldo Francisco da Silva, na última quarta-feira, 16, o prefeito Laerte Paiva presidiu a cerimonia da aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego(Pronatec), na ocasião também foram entregues os certificados de formação para os 927 alunos que concluíram os cursos no ano de 2013.

Ano passado foram oferecidas 1000 vagas nos dois semestres, em 22 cursos de diversas áreas: Turismo, Saúde, Educação, Agricultura, Construção Civil, entre outros. Para esse ano estão sendo oferecidos 14 cursos: Confeccionador de Bijuterias, Artesão de Pintura em Tecido, Manicure, Pedicure, Cabeleireiro, Garçon, Organizador de Eventos, Espanhol e Inglês Básico, são alguns dos cursos oferecidos.

Mulheres Mil

Na solenidade também ocorreu a certificação de cerca de 485 mulheres que participaram dos cursos de formação do Programa Mulheres Mil, voltado para as mulheres que estão desempregadas ou com vulnerabilidade social. Pintura em Tecido, Bordado à Mão, Formação Continuada, foram alguns dos cursos certificados.

Para este ano estão sendo oferecidos cursos de Produtor Agropecuário, Salgadeiro, Cuidador Infantil, Artesão de Pintura em Tecido e Agente de Desenvolvimento Cooperativista.

Em seu discurso o coordenador Geral do Pronatec, João Inácio da Silva Filho, agradeceu ao prefeito Laerte Paiva em nome dos demais parceiros do Programa, Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) e Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN). “O Pronatec é hoje o maior o programa de qualificação profissional. E essa certificação é a garantia de uma qualificação”, afirmou João Inácio. E ao final de pronunciamento entregou ao prefeito Laerte Paiva, o Título de Amigo do Pronatec.  

O prefeito agradeceu pelo título recebido e lembrou, “muitos governantes esquecem os compromissos assumidos nos palanques durantes as eleições. E afirmou que todas as obras que vem realizando em Rio do Fogo saão com recursos próprios, as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Ana de Paiva, em Punaú, que conta agora com 21 salas de aula climatizadas, é um exemplo. Duas outras escolas, uma em Zumbi, e outra em Rio do Fogo também serão construídas com recursos do município”.

E continuou, “Em 2013 pavimentamos 16 ruas. Implantamos o transporte para os universitários que estudam em Natal e em Touros. Estive em Brasília na semana que passou e busquei junto Ministério da Educação a compra de três novos ônibus escolares, os chamados amarelinhos. Acelerar a educação, proporcionar a qualificação me deixa muito feliz”, finalizou o prefeito.

Foto: Jailson Macedo









 
 

Nenhum comentário: