sábado, 19 de abril de 2014

SME reabre o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa


No último dia 11 foi reaberto no município de Rio do Fogo, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, desta feita para a disciplina de matemática.

O Pacto é um programa do Ministério da Educação lançado em 2013, na ocasião para a disciplina de português, que tem por objetivo fazer com que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Joária Araújo ao ser lançado ano passado o Pacto teve de pronto a adesão do município de Rio do Fogo. E através da parceria com o Ministério da Educação, que gratifica com a quantia de R$ 200,00 os professores que firmarem o Pacto, o Programa foi implantado no município.

“A principio com certa desconfiança por parte dos professores, e apesar de que do 1º ao 3º ano não sejam aplicadas provas qualitativas, ou seja, valendo nota, ao final do ano através da simples percepção foi possível notar o crescimento dos alunos. Que melhoraram seu raciocínio lógico através das atividades lúdicas”, lembra a secretária.

E continuou, “mesmo os professores mais resistentes conseguiram ao final do ano perceber que muitas das práticas já faziam parte do seu dia-a-dia. Só que hoje eles fazem de maneira ordenada", finalizou. Atualmente 35 professores integram o Programa que abrange cerca de 750 alunos da rede municipal de ensino.

Foto: Jailson Macedo

 
 
 
 

Nenhum comentário: