segunda-feira, 14 de julho de 2014

Cras de Rio do Fogo obtém nota 9,0 do Ministério do Desenvolvimento Social

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) publicou o Índice de Metas de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de todo país – ID Cras, no qual o município de Rio do Fogo obteve nota 9,0, na gestão de 2013, numa escala de avaliação que vai de 1 a 10.

Como critérios de avaliação são levados em consideração às atividades realizadas, os recursos humanos de qualidade superior, a estrutura física e horário de funcionamento suficientes para o padrão nacional.

O Cras é a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios, sendo responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Possui também a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos

Um dos principais serviços ofertado pelo Cras é o Serviço de 
Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Que consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. 

Um dos maiores desafios da gestão do prefeito Laerte Paiva é ampliar e melhorar cada vez mais o espaço de atendimento do Cras, para isso não tem poupado esforços na obtenção de recursos para a construção de uma estrutura própria e totalmente adaptada às necessidades de seus usuários.



Fonte: Assessoria de Imprensa da PMRF

Nenhum comentário: