segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Rio do Fogo elabora seu Plano Municipal de Turismo


A Prefeitura de Municipal de Rio do Fogo, através da Secretaria Municipal de Turismo elaborou em parceria com a Força Eólica do Brasil e a Cruz Vermelha Brasileira o seu Plano Municipal de Turismo, com o objetivo de ordenar e integrar esforços para o desenvolvimento da atividade turística no município. Esta ação faz parte do Plano Nacional de Turismo que estabelece uma gestão descentralizada e que fortalece todo o setor.

Para tanto, o processo de planejamento ocorreu de maneira participativa, contando com a contribuição de várias entidades do trade turístico, poder público e da própria comunidade, por meio de entrevistas e visitas in loco. Foi levado em consideração também, outros estudos e pesquisas já realizados no município como o Inventário da Oferta Turística, Diagnóstico Turístico e a Análise Swot.

Os planos estratégicos constituem-se cada vez mais numa importante ferramenta para a gestão dos municípios. Nesse contexto, Rio do Fogo se desperta para a importância de não somente se organizar e elaborar este plano, mas também, para a relevância das parcerias entre poder público e entidades privadas, visando organizar a atividade turística e promover a sustentabilidade.

O Plano Municipal de Turismo tem a importância de qualificar o destino como também na promoção planejada de nossa cidade. Este plano surge com o objetivo de embasar o processo de gestão estratégica do turismo de Rio do Fogo e estará brevemente disponível, para fins de consulta, na Secretaria Municipal de Turismo.

Para garantir que o Turismo tenha uma base sustentável, é fundamental que o setor seja pensado em conjunto com a comunidade local e que esta seja beneficiada, pela criação de empregos, pela melhoria de infraestrutura, pelo planejamento dos espaços naturais e pela preservação e valorização cultural.
Sendo assim, o Plano Municipal de Turismo foi elaborado, com o intuito de consolidar uma política de desenvolvimento do Turismo no município e região. O documento insere-se como instrumento do planejamento e da gestão do turismo local, em busca da concepção metodológica calcada em eixos estruturantes, desenvolvimento regional sustentável e integrado.
Mais que um documento de intenções, o Plano Municipal de Turismo pretende ser um instrumento, que, por meio dos macros programas e programas, possa consolidar as ações do Turismo local nos próximos anos, fortalecendo a gestão compartilhada, para tornar Rio do Fogo um destino turístico qualificado.







Nenhum comentário: