segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Vacinação contra polio e sarampo segue até o dia 22

A campanha de vacinação  contra o sarampo e a paralisia infantil (poliomielite) continua até o dia 28 deste mês, em todo o país, e até lá os pais terão ainda acesso a outra mobilização geral no dia 22, quando a exemplo desse sábado, milhares de profissionais da área da saúde estarão mobilizados para atingir a metas de imunização preconizadas pelo Ministério da Saúde.

No Rio Grande do Norte, durante todo o dia de ontem, a população teve acesso ao serviço em vários postos fixos e avançados para bater a meta de imunizar 95% do público-alvo —  214.034 crianças, de seis meses a menores de cinco anos. A campanha contra o sarampo é voltada para a população de 12 meses a menores de cinco anos de idade. A meta é que 95% do total de 190.497 crianças nesta faixa etária sejam imunizadas com a vacina tríplice viral, que protege ainda contra caxumba e rubéola. Em Natal, o público alvo da vacina contra a paralisia infantil totaliza 49.930 crianças e o da vacina contra o sarampo chega a 43.824 crianças. A meta mínima a ser alcançada de cobertura vacinal em cada campanha corresponde a 95%.


“É importante que os municípios acompanhem a proposta do Programa Nacional de Imunização de realizar dois dias de mobilização”, orienta a coordenadora do programa estadual, Francisca Santos. 

Ela alerta para a importância da vacinação contra o sarampo devido à situação enfrentada em alguns estados do Nordeste. “De 2013 para 2014, os estados de Pernambuco e Ceará apresentaram surtos de sarampo, sendo que este último encontra-se ainda com surto da doença. Devemos lembrar também da importância da vacina contra a poliomielite, essencial para mantermos a condição da doença erradicada no Brasil”, afirma.

A Sesap disponibiliza a vacina oral poliomielite (VOP), em gotas, e também a vacina inativada poliomielite (VOIP), na forma injetável, para as situações específicas a serem analisadas pelos profissionais das salas de vacina.

Poliomielite 
A poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. Mas as autoridades chamam a atenção que, embora atualmente o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental a continuidade das campanhas de vacinação, para evitar a reintrodução do vírus no país. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países registraram casos de poliomielite em 2013 e 2014, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

SARAMPO 
 O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.

Os últimos registros de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000. Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados ou relacionados à importação, com concentração nos estados de Pernambuco e Ceará.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário: