terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O 12º Campeonato Mundial de natação em piscina curta, disputado em Doha, no Catar, ficará por muito tempo na memória dos brasileiros e especificamente do potiguar Marcos Macedo, que conquistou o ouro no revezamento 4x100m. Com sete medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, o país encerrou a competição na liderança do quadro de medalhas.Felipe França saiu como o maior medalhista de ouro, com cinco títulos, e Etiene Medeiros se tornou a primeira brasileira a ganhar um ouro em um Mundial da Federação Internacional de Natação (FINA, na sigla em Inglês).

No domingo, último dia de competição, Cesar Cielo deu o troco em Florent Manaudou e conquistou o ouro nos 100m livre. O brasileiro, que havia ficado com o bronze nos 50m livre, na sexta-feira, terminou a prova em 45s75, enquanto o francês ficou em segundo, com 45s81. O bronze foi para o russo Danila Izotov (46s09).

Cielo ainda voltou ao topo do pódio ao vencer o revezamento 4x100m medley ao lado de Guilherme Guido, Felipe França Silva e Marcos Macedo, com o tempo de 3m21s14. Felipe França, que já havia ganho três ouros na quinta-feira, conquistou seu quinto título ao vencer os 100m peito em 25s63, à frente do sul-africano Cameron van der Burgh e do britânico Adam Peaty, ambos com 25s87.

Natural de Natal (RN), Marcos Macedo nasceu em 1990. Sua especialidade é o nado borboleta. Atualmente o atleta disputa provas pela equipe FIAT/Minas, de Belo Horizonte. 

Etiene Medeiros ganhou a medalha de ouro com recorde mundial nos 50m costas (25s67) e se tornou a primeira brasileira a ser recordista mundial e campeã em um Mundial de natação da FINA. Na final, Etiene venceu a super recordista mundial, a húngara Katinka Hosszu (25s96), e a australiana Emily Seebohm (25s67). “Hoje (domingo) a natação brasileira escreveu uma nova página. Esse Mundial é histórico e já se tornou um dos mais importantes não só para a natação, mas para o esporte do país como um todo. Estou feliz por ver que o Brasil cresceu e evoluiu como time, que todos são hoje muito profissionais, sabem como agir e o que têm que fazer. O resultado a gente está vendo aqui: Brasil campeão geral”, comemorou Cesar Cielo.



Tribuna do Norte

Nenhum comentário: