sexta-feira, 27 de março de 2015

Touros faz 180 anos de Emancipação nesta sexta-feira(27)

A cidade do Santuário do Bom Jesus dos Navegantes e conhecida como a “Esquina do Brasil”, está em festa nesta sexta-feira(27) quando se comemora 180 anos de emancipação política. Conhecça um pouco da história de Touros, narrada pelo escritor Nilson Patriota no livro: “Touros: Uma cidade do Brasil”.

História
A elevação da povoação de Touros ao status de vila e sede de município é obra da resolução de 11 de abril de 1833, votada pelo extinto Conselho da Província, colegiado anterior à Assembleia Legislativa Provincial. Dois anos depois torna-se município  por meio da Lei Provincial nº21, de 27 de março de 1835.

O nome do município e de sua sede, Touros, é de origem desconhecida. Existem três suposições: seria um nome dado pelos navegadores fenícios que ali desembarcaram em épocas remotas, em homenagem à cidade de Tiro, tendo-se transformado depois em Touros; seria um nome dado pelos portugueses que ao desembarcarem no século XVIII encontraram ali bois pastando; seria ainda um nome dado pelos navegadores que por ali passavam ainda no século XVII, devido à semelhança (em épocas passadas) da rocha que se encontra em sua enseada com um touro, hipótese mais provável.

O município também é conhecido como “Esquina do Brasil” por estar localizado no extremo do mapa. Costuma-se dizer que o mapa do Brasil seria em formato de bota e, por isso, o Farol é chamado de “Farol do Calcanhar”. Exatamente esse ponto seria o mais próximo do continente Africano, seguindo em linha reta pelo Oceano Atlântico.
Na área da agricultura o destaque é para a produção de abacaxi. Outro ponte forte no município é a pesca artesanal. 

Nenhum comentário: