quarta-feira, 29 de abril de 2015

Prefeitura inicia obras de construção de Sumidores e valas de infiltração

Iniciou-se nessa terça-feira, dia 28 de Abril de 2015 as obras de construção de Sumidores e Valas de Infiltração, na última quarta-feira (22) o Prefeito Laerte Paiva assinou o contrato com a empresa A J da Costa Construção LTDA responsável pela obra, a mesma será realizada no centro da cidade de Rio do Fogo, na Avenida 17 de setembro com a Largo São Pedro. A obra mostrou-se necessária devido alguns problemas de alagamento provocados pelas fortes chuvas, melhorando assim as condições das ruas afetadas. 


A exploração dos parrachos de Rio do Fogo como tema de discursão


A prefeitura de Rio do Fogo, através da secretaria de Pesca e Aquicultura juntamente com a de Turismo, realizou nessa quarta-feira (29) uma reunião que contou com a presença de representantes do IDEMA e representantes da Marinha. O evento aconteceu nessa manhã na Colônia dos Pescadores com a importante participação dos pescadores que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e levantar pontos importantes nesse processo de discursão, o tema central da reunião foi a exploração dos parrachos de Rio do Fogo como atrativo turístico. Nesse processo é preciso ter em mente que os pescadores são prioridades do projeto, por isso a importância de se reunirem para tirar dúvidas, mostrarem seus pontos de vista e entenderem melhor como será o funcionamento, para isso o representante da Marinha Capitão Inácio aproveitou a oportunidade para esclarecer os requisitos necessários para a habilitação das embarcações escolhidas.

Sabendo que os parrachos possuem grandes chances de se tornarem um importante atrativo turístico para o nosso município o prefeito Laerte Paiva demostra seu compromisso com o projeto, podendo ser um importante passo para o desenvolvimento da atividade turística do município e consequentemente novas oportunidades de emprego e renda serão gerados.

Defesa Civil se reúne com autoridades para discutir o PAMMGAL

Em âmbito mundial, nos últimos anos tem-se verificado o aumento das ocorrências de desastres naturais que são responsáveis por danos e perdas em caráter ambiental, social e econômico. Considerando que as ameaças naturais podem afetar qualquer localidade é preciso existir uma elaboração de planos para redução dos riscos e políticas de desenvolvimento que levem em conta os perigos existentes.  

Com a finalidade de discutir o tema a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil- COMPDEC organizou uma reunião para explorar o Plano de Ajuda Mútua do Mato Grande e Litoral Norte- PAMMGAL, discutindo formas de aplica-lo para a realidade do município de Rio do Fogo. 

A reunião aconteceu nessa terça-feira (28), na sede da Câmara Municipal de Rio do Fogo, por volta das 10:00, contando com a presença do Prefeito Laerte Ney de Paiva, o coordenador da Defesa Civil e Coronel Elizeu Dantas, o antigo coordenador Tenente Coronel Acioli, o coordenador municipal de Rio do Fogo Jairo Marinho, os coordenadores do PAMMGAL municipais, Ribeiro e Júlio, componentes da COMPDEC do município e representantes das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Obras e Assistência Social.

É importante ressaltar que a Defesa Civil tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres naturais e compreende ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, portanto é um processo de planejamento para eventuais situações de risco. Dessa forma o município demostra um comprometimento com a população, através do planejamento de ações de redução de riscos e criação de um plano de emergência. 

terça-feira, 28 de abril de 2015

Sesap registra incidência de Dengue em 84% dos municípios do RN

A dengue já atingiu, este ano, um total de 84,4% dos municípios do Rio Grande, correspondendo a um aumento em relação ao mesmo período do ano passado de 28,18%. Até o momento, 141 municípios estão com incidência da doença. 

De acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira (27), pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), já foram notificados 13.002 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento, em relação ao mesmo período de 2014, de 287,08%. 

Do total dessas notificações, 1.434 casos foram confirmados. Os novos números são referentes à semana epidemiológica nº 15, com dados coletados até o dia 18 de abril.   

Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (3.194), Parnamirim (701), Currais Novos (562), Mossoró (549) e Santa Cruz (409). Quanto à incidência em dengue, 61 municípios apresentaram alta, 26 estão com média, 54 estão com baixa e 26 apresentaram incidência silenciosa
.

Caixa dificulta financiamento da Casa Própria


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Tradicional Festa do Garrote em Canto Grande


Turismo de Gostoso se expande e confusão geográfica cresce


Uma confusão geral anda mexendo com a cabeça dos turistas que frequentam as praias do litoral norte potiguar. Até aonde vai o litoral do município de Touros? e aonde começa a praia de Gostoso? Pouca gente sabe dizer com precisão e o fato vem gerando uma grande confusão geográfica entre os dois municípios vizinhos. A situação é agravada em parte por causa de alguns comerciantes que divulgam suas lojas como sendo em Gostoso, quando na verdade estão dentro do município de Touros.

Um bom exemplo é o pousada, restaurante e cachacaria Urca do Tubarão, localizada no distrito de São José de Touros, para muitos a pousada faz parte do município de São Miguel do Gostoso. Essa confusão geográfica, tem estimulado a desinformação do turismo regional e contribuído para que turistas e visitantes recebam informações que não são corretas. Tem até um caso curioso de um turista cearense que foi informado que o Farol do Calcanhar ficava localizado em Gostoso e não em Touros e assim por diante.

Folha do Mato Grande

Jovem Morre eletrocutado por Raio em Aracati em Touros

O jovem Felipe de Macedo Silva, de 20 anos de idade, morreu na quinta-feira(23) na comunidade de Aracati, zona rural do município de Touros, eletrocutado por um raio.
Segundo informações o raio atingiu caiu em um coqueiro e atingiu  o jovem que estava descalço dentro de casa.

A equipe do ITEP foi acionada e compareceu ao local onde fez a remoção do corpo. Ontem ocorreu o sepultamento.

Fonte Blog de Assis

RN - Aneel libera operação comercial de eólicas em João Câmara


Aneel anunciou na última quinta-feira (23) a liberação de 11 unidades geradoras da Eólica SM para entrar em operação comercial, totalizando 29.700kW.

O parque, instalado no município de João Câmara, é de titularidade da empresa Santa Maria Energias Renováveis S.A.

Assis Silva

ONG Numar faz soltura de tartarugas na Praia de Cajueiros/Touros

Ontem(25) foi dia especial para a ONG Numar que fez a soltura de filhotes de tartaruga pente (Eretmochelys Imbricata) na praia de Cajueiro, município de  Touros, litoral norte do Estado. Foram 91 vidas levada ao mar em segurança. Um trabalho feito em prol da preservação da espécie no litoral potiguar.

Agentes penitenciários encontram túnel e evitam nova fuga em Alcaçuz

Um novo túnel foi encontrado na Penitenciária de Alcaçuz em Nísia Floresta na manhã desta segunda-feira(27). Com a descoberta, os agente penitenciários impediram uma nova fuga em massa naquele presídio estadual.

A equipe do Batalhão de Choque da Polícia Militar confirmou que o túnel é dentro da unidade prisional  e tem aparência de um poço artesiano de aproximadamente 15 metros de profundidade.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

O campeão riofoguense Eudes Vieira vence mais uma competição, sendo patrocinado pela TWC INFORMÁTICA e pela Prefeitura Municipal de Rio do Fogo






Rio do Fogo: Prefeito Laerte Paiva assina contrato para construção de sumidouros e valas de infiltração


A Prefeitura Municipal de Rio do Fogo, através do prefeito Laerte Paiva assinou, na última quarta-feira (22), contrato coma a empresa A J da Costa Construções LTDA, para que a mesma possa realizar os serviços de Construção de Sumidouros e Valas de Infiltração. 

Os serviços supracitados deverão ser realizados na Avenida 17 de setembro com o Largo São Pedro no centro da cidade de Rio do Fogo/RN. A obra está prevista para ser concluída no prazo de 30 dias.

Ministério prorroga prazo para renovação do Fies

Brasília (AE/ABr) - O Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem que decidiu prorrogar o prazo para os aditamentos do primeiro semestre de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes terão até 29 de maio para concluir o processo de renovação dos contratos. Para a adesão de novos contratos, no entanto, o prazo foi mantido para o dia 30 deste mês. A regra anterior previa que o prazo para renovação terminaria também em 30 de abril. “O MEC tomou essa decisão, em conjunto com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), para dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes que ainda buscam aditar seus contratos no sistema”, explica, em nota, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. 

A portaria com a mudança de prazo para a renovação dos contratos será publicada nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União Ela será assinada pelo presidente do FNDE, Antonio Idilvan de Lima Alencar. Os aditamentos devem ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Em entrevista ao programa “Bom Dia Ministro”, da EBC, a rede federal de comunicação, o ministro disse que todos os contratos do Fies serão renovados e que ninguém ficará de fora por problemas técnicos. “Não vamos deixar as pessoas de fora do sistema por causa de algum problema técnico. O acesso ao sistema está garantido”, ressaltou Janine.

Neste ano o governo federal mudou regras de acesso ao programa, barrando alunos que tiveram nota inferior a 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou zeraram na redação. Na prática, porém, desde que foi aberto o período de inscrições, no início de fevereiro, alunos e instituições de ensino registraram dificuldades na hora de efetuar aditamentos de contratos e novas matrículas. O governo também estabeleceu um teto de 6,4% de reajuste para as mensalidades.

Dados do Ministério da Educação apontam que o Fies renovou 84% dos 1,9 milhão de contratos vigentes até quarta-feira, 22. Foram firmados 242 mil novos contratos, e 296 mil alunos ainda não regularizaram a situação. O Fies oferece financiar para o pagamento de cursos de graduação na educação superior.

Em relação aos cursos, estão sendo priorizados para os novos contratos os que obtiveram nota 5 – pontuação máxima dada pelo MEC.

Agentes da Polícia Federal do RN prendem criminoso procurado da Hungria

Agentes da Polícia Federal do Núcleo de Operações realizaram, na manhã desta quinta-feira(23), a prisão do Húngaro procurado pela Interpol Andras  Lakatos, constando ser o mesmo, um dos criminosos mais procurados da Hungria.  

Para o Presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal,  José Aquino,  tal prisão reafirma o compromisso dos Agentes Federais com a sociedade brasileira e autoridades estrangeiras.

Chuvas provocam apagões em cidades do Mato Grande

As fortes chuvas registradas nesta quinta-feira(23)  na região do Mato Grande, acompanhadas de raios e trovões, provocaram pequenos apagões em várias cidades inclusive João Câmara.

Foram registradas interrupções de energia elétrica em municípios como Jandaíra e Jardim de Angicos, conforme informações chegadas a redação do blog.
Por outro lado, as chuvas renovaram as esperanças do trabalhador do campo cuja plantação estava sentindo os efeitos da estiagem prolongada.

PM prende jovem de Touros sob suspeita de furtar em lojas de Mossoró

Uma jovem, que não portava documentos de identificação, mas disse ser Mércia Silva de Vasconcelos, de 19 anos de idade, natural e residente na cidade de Touros foi presa pela Força Tática da PM, no final da manhã desta quinta feira, no Centro de Mossoró.

A Jovem é suspeita de furtar mercadorias em quatro estabelecimentos comerciais em Mossoró. Ela foi detida com vários produtos e não soube explicar à polícia a procedência dos objetos que, segundo os comerciantes, foram furtados de suas lojas.

A suspeita foi conduzida à Delegacia Especializada em Furtos e Roubos. Lá, a acusada foi reconhecida pelas vítimas como sendo a pessoa que praticou os delitos.

A Polícia acredita que existem outras comparsas, uma vez que as vítimas forneceram características de pelo menos quatro mulheres que estariam furtando em lojas da cidade.
Fim da linha

Servidores do IFRN entram em greve na próxima segunda-feira

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte de Mossoró (IFRN/Mossoró) iniciarão greve na próxima segunda-feira, 27. A decisão foi tomada na quarta-feira, 22, em assembleia realizada pela manhã no IFRN. Com a paralisação deflagrada, os servidores do Campus de Mossoró aderem ao movimento já existente em Natal. Na capital do Estado, a greve foi deflagrada em assembleia realizada no dia 14 e iniciada no dia 16.

De acordo com Antônio Gregório da Costa, coordenador regional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE-RN), as reivindicações são as mesmas dos servidores de Natal. A categoria reivindica ampliação da flexibilização da jornada de trabalho aos servidores técnicos administrativos e redução do horário de funcionamento da instituição no período de férias escolares.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Ônibus é incendiado em Punaú


Um Ônibus foi incendiado na noite desta quarta-feira 15/04, na rua Antonio malta em Punaú, de frente a casa do motorista Josa, o Ônibus era transporte Escolar do município de Dom Marculino, segundo populares o Ônibus pertencia ao empresário Sebastião, 

O ônibus ficou completamente destruído. O motivo e autoria do crime serão investigados pela polícia.

Expansão universitária ameaçada

Nos últimos cinco anos, o ingresso dos potiguares no Ensino Superior aumentou em 44,5%. Parte deste acréscimo foi alavancado, porém, pelas instituições de ensino privadas (IES). De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estado foi o 5º do Nordeste em número de matrículas na rede privada, em 2013. O “boom” veio com a reestruturação do Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies), em 2010 – desde então, mais de 30 mil contratos de financiamento foram firmados no RN. Inconsistências no programa, bem como as recentes mudanças nas regras de acesso, têm causado temor a estudantes e instituições. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) admite que há limitações no número de contratos para 2015, e as IES já falam em fechamento de turmas. As inscrições no programa seguem até 30 de abril.

Glaucia Viviane Barbosa, de 21 anos, é uma potiguar que está fora das estatísticas do Fies. Desde o primeiro semestre de 2013.1, ela tenta aprovar o financiamento do curso de Direito.  Nascida em Serrinha, município do Agreste potiguar, Gláucia mudou-se para a capital em 2012 para entrar no ensino superior. Até então, o programa de financiamento do Governo Federal funcionava no RN e em Alagoas sob força de liminar, que desbancava a exigência de fiador para o financiamento. Porém, com a queda da decisão judicial no ano seguinte, foi preciso ir até o banco – foi quando o problema começou.


“Consegui minha avó como fiadora, depois de muita luta. Mas de 2013 para cá o banco continua recusando, alegando que não foi informado formalmente da queda da liminar. Liguei para o FNDE várias vezes, e da última vez me pediram para mandar uma carta”, conta a estudante. A situação de Gláucia, porém, se agrava. Hoje no sétimo período do curso, ela esbarra no último prazo concedido pela instituição onde estuda para que resolva o problema. “Até agora não aditei. Estou tentando resolver, ir atrás, mas o último prazo é dia 30. Se não tiver como (resolver) vou ter que parcelar”, acrescenta.

A dívida da estudante chega a R$ 14.660 – até agora. O financiamento contratado pela é de 50% do valor total do curso. O restante foi concedido por bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Estagiária em um escritório de advocacia, Glaucia mora com uma tia em Natal. A bolsa-estágio, de R$ 400, não custeia sequer a mensalidade do curso. “Mesmo que eu termine o curso não sei se vou colar grau, só posso ir até onde a instituição me deixar ir”, acrescentou. Na Facex, quase todos conhecem o drama vivido pela estudante. 

“Ninguém da minha família é graduado. Eu poderia ter ficado lá, ter casado e estar com três filhos a essa altura, mas preferi lutar. O Fies ajudou, no começo fiquei feliz. Agora sei que estou devendo, mas não vou desistir”, disse a estudante. “Se já estou devendo é melhor terminar”, brincou.

O Fies foi lançado oficialmente ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, em 1999. Permitia financiamento de até 100% da graduação. Entretanto, se tornou bandeira em 2010, quando o Ministério da Educação anunciou a reestruturação do programa, com a queda da exigência de fiador para os estudantes de baixa renda, diminuição do juros para 3,4% ao ano e financiamento em qualquer época do ano. Entretanto, portaria ministerial publicada em 29 de dezembro do ano passado mudou as regras de acesso ao programa.

Desde que as inscrições foram abertas, em fevereiro, o MEC afirma que já foram realizadas 210 mil inscrições. Entretanto, alunos continuam como dificuldade em completar a matrícula no SisFies, como é o caso de Janaína Oliveira, de 23 anos. Estudante de Nutrição na Universidade Potiguar (UnP), há três meses ela tenta firmar contrato. “Já cheguei a última etapa e deu errado. Diz que a instituição está com limite de vagas”, comenta.

Operação Tiradentes: PRF intensifica fiscalização nas rodovias federais do RN

A Polícia Rodoviária Federal iniciou na manhã na sexta-feira (17) a Operação Tiradentes 2015. Até a terça-feira (21), policiais rodoviários federais reforçarão o policiamento e a fiscalização nas principais rodovias federais do estado, a exemplo do que aconteceu no último feriadão da semana santa. Nessa operação o efetivo terá um incremento de 25 %.

A fiscalização tem como objetivo principal, coibir os comportamentos de risco durante a viagem como: ultrapassagens proibidas, excesso de velocidade e o uso de bebida alcoólica por motoristas em trânsito.

A PRF também estará atenta a circulação dos veículos de duas rodas e alerta aos motociclistas para que, além das condutas citadas, sempre utilizem o capacete.

Na próxima terça feira 21/04/2015, a fiscalização será mais intensa das 16:00 às 24:00. O órgão ainda prepara a Operação do Feriadão do Trabalhador entre 30 de abril e 3 de maio.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Caixa confirma aumento dos juros

Brasília (AE) - A Caixa Econômica Federal, que detém quase 70% do crédito imobiliário no País, aumentou, pela segunda vez no ano, as taxas de juros das operações para financiamento de imóveis residenciais contratadas com recursos da poupança. As novas taxas passaram a ser aplicadas nos imóveis que foram financiados desde segunda-feira, 13 de abril. As novas regras foram antecipadas pela TRIBUNA DO NORTE em reportagem publicada na última sexta-feira, dia 10.

O banco, porém, só confirmou que subiu os juros ontem. A instituição respondeu, em nota, que o aumento de 0,3 pontos porcentuais nas taxas foi motivado pela alta dos juros básicos da economia - a Selic, atualmente em 12,75%, patamar decidido há mais de um mês. A última vez que o banco estatal tinha subido os juros do crédito habitacional foi em janeiro, após congelamento que durou todo o ano de 2014.

Como a Caixa é líder isolada no segmento, alterações nas taxas praticadas pelo banco são seguidas pelos concorrentes. O aumento também impacta no ritmo de atividade da construção civil. Para Miguel José Ribeiro, da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), “este movimento deverá ser seguido pelos demais bancos, já que a Selic vem apresentando elevação, frente a um ambiente de maior inflação”.

Maior financiadora da habitação no País, a Caixa afirmou, em nota, que, mesmo com o ajuste, continuava oferecendo as melhores taxas do mercado no âmbito do Sistema Financeiro Habitacional (SFH) - imóveis de até R$ 750 mil em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal; nos demais Estados, o teto é de R$ 650 mil. No entanto, as taxas do Banco do Brasil para financiamentos de casas acima desses valores são menores do que as da Caixa, que optou por não fazer ajustes nessa linha.

Juros
Na Caixa, a taxa balcão - para consumidores sem relacionamento com o banco - subiu de 9,15% ao ano para 9,45%; para quem já tem relacionamento com o banco (quem é correntista, por exemplo), os juros subiram de 9% para 9,3%. Os clientes que ainda recebem pelo banco pagam taxa de 9%, ante 8,7% definida em janeiro. Essa é a mesma taxa de servidores públicos que são correntistas do banco. Para os servidores públicos que além de correntistas recebem pela instituição, a Caixa cobra juros de 8,8% nos financiamentos desde segunda-feira, ante 8,5% de janeiro.

O valor total do financiamento de R$ 500 mil em 30 anos ficou R$ 46,5 mil mais caro para os consumidores que não são clientes da Caixa e pagam a taxa balcão. Cada uma das 360 parcelas mensais passou de R$ 3.937,07 para R$ 4.066,36, de acordo com os cálculos da Anefac. Para os outros tipos de financiamento, o impacto do aumento nas taxas variou de R$ 30 mil a R$ 45 mil nessa mesma simulação.

A Caixa informou que as taxas dos financiamentos contratados com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que incluem os do programa Minha Casa, Minha Vida, não sofreram reajuste.

Operação desarticula quadrilhas que atuavam em tráfico de drogas e roubos

A Polícia Civil deu início, nas primeiras horas desta sexta-feira (17), à Operação Labirinto para cumprimento de 35 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão em diversos bairros de Parnamirim. A Operação, que conta com o apoio da Polícia Militar e usa o helicóptero Potiguar 1, tem como objetivo desarticular quadrilhas de tráfico de drogas e roubos. 

Ao todo, 336 policiais, entre civis e militares, estão envolvidos na ação, divididos em mais de 50 viaturas. Uma estrutura com delegacia e Centro de Comando Móveis foi montada em frente à 1ª Companhia de Polícia Militar, no bairro Cohabinal, em Parnamirim, para dar apoio à operação.

De acordo com a Polícia Civil, a operação foi batizada de Labirinto em alusão a forma como se deram às investigações, que partiram de denúncias relacionadas ao tráfico de drogas na região. Posteriormente, ainda segundo o órgão, foram identificados outros tipos de crimes relacionados aos suspeitos, como  homicídios, além de roubo  e desmanche de veículos.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Polícia Civil de Touros prende traficantes

A equipe da Delegacia de Polícia Civil de Touros, cumprindo ordem de missão para investigar denúncia de tráfico de drogas, oriunda do Disque Denúncia da SESED, 181, autuou em flagrante delito por tráfico e associação para o tráfico as pessoas de SÍLVIO MÁXIMO DE OLIVEIRA e DARCIEL VICENTE FERREIRA, que foram surpreendidos na Praia de Cajueiro, fazendo o comércio ilegal dos entorpecentes, nesta segunda-feira(13).
Foi apreendido em poder dos autuados, R$-216,00 fracionado, 04 tabletes de maconha e 19 pedras de crack.
Trabalhando com seriedade, a Polícia Civil também encaminhou a Delegacia de Polícia alguns usuários que confirmaram terem adquirido entorpecentes das mãos dos autuados. 

Ligação de orelhões da Oi no RN e mais 14 estados será gratuita, diz Anatel

As ligações locais feitas para telefones fixos em orelhões da Oi em 15 estados não poderão ser cobradas a partir desta quarta-feira (15). A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), depois que a operadora não atingiu o patamar mínimo de disponibilidade nesses estados.

A medida vale para os estados  de Alagoas,Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão,Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná,Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Sergipe.

Procurada pelo G1, a Oi informou que "cumpre a determinação da Anatel de conceder a gratuidade em chamadas para telefones fixos locais feitas a partir de sua rede de telefonia pública nos 15 estados indicados pela agência reguladora.  A medida é temporária e permanecerá em vigor até que os patamares de disponibilidade de orelhões nestes estados estejam nos níveis indicados pela Anatel".
Do G1

Governo prevê aumento do salário mínimo para R$ 854 em 2016



O Governo Federal prevê aumento de 8,37% no salário mínimo em 2016, para R$ 854. Atualmente ele está em R$ 788. O dado foi divulgado nesta quarta-feira pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa aos senadores.

Ele entregou pessoalmente a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2016 ao presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL) hoje à tarde, no gabinete do parlamentar. As informações são do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que participou do encontro.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

SEMANA DO MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL DO SEBRAE

Nesta semana está acontecendo a SEMANA DO MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL em todo Brasil, e no dia 17 de abril sexta-feira será em Rio do Fogo a partir das 09h na Câmara Municipal, onde haverá atendimentos, explicações, abertura de empresas individuais, esclarecimentos sobre documentações do MEI e palestras.

Não percam.


Para maiores informações na Secretaria Municipal de Turismo (84) 3638-0041

Passeio Cíclistico Passa Em Rio do Fogo





segunda-feira, 13 de abril de 2015

Secretaria de Saúde realiza palestra na Colônia dos Pescadores





Prefeitura de Rio do Fogo entrega kits escolares nas escolas do município


A Prefeitura Municipal de Rio do Fogo, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na última sexta feira, 20/03/2015, a entrega de vários kits escolares para os alunos da rede pública municipal.  

No total serão distribuídos mais de 3.000 kits entre os alunos do 1º ao 9º ano, cada kit é composto de caderno, caneta, lápis, borracha e coleção para os alunos  até o 5º ano.

As primeiras escolas contempladas foram Joana de Souza Ribeiro e Jerônimo de Castro, na ocasião, estiveram presentes o Prefeito Laerte Paiva e a Secretária de Educação Joária Vieira.

As crianças das demais escolas estarão recebendo seus kits na próxima semana.

A entrega desses kits mostra mais uma vez o compromisso da gestão com a educação facilitando o acesso dos alunos ao material didático-escolar. 




Protesto contra corrupção leva cinco mil pessoas às ruas de Natal


Terminou o protesto contra a corrupção em Natal, ocorrido neste domingo (12). Os atos, que aconteceram em várias partes do país, tiveram a participação de cerca de 5 mil pessoas na capital potiguar, segundo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Segurança e Defesa Social do RN (Sesed).

Os manifestantes se reuniram na avenida Hermes da Fonseca, em frente ao shopping Midway Mall, na zona Leste de Natal. Por volta das 16h15, um grupo de médicos se juntou aos manifestantes. Com um carro de som e um caixão que trazia fotos da presidente Dilma Rousseff e ex-presidente Lula, os profissionais da saúde deram início a caminhada, que seguiu pelaa avenida Senador Salgado.

Os manifestantes passaram pelos cruzamentos das avenidas Nascimento de Castro e Antônio Basílio, onde já era possível ver dispersão de alguns grupos de manifestantes.

A manifestação teve fim por volta das 18h nas imediações da Amintas Barros, com o grupo que ficou até o final cantando o Hino Nacional.

Comerciantes reclamam das vendas
Quem tentou ganhar dinheiro durante os protestos não teve o mesmo retorno do dia 15 de março. Muitos ambulantes que foram até a manifestação deste domingo reclamaram da queda nas vendas.


Os produtos que menos venderam em relação ao último protesto, segundo os ambulantes, foram a água, a cerveja e o refrigerante. O motivo foi a redução do número de participantes, que foi de 5 mil pessoas, metade dos que estiveram atos do mês passado.


sexta-feira, 10 de abril de 2015

Presos fogem de hospital mesmo algemados as macas


Três presos que estava sob cuidados médicos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) conseguiram realizar uma fuga cinematográfica nesta quinta-feira (9) da ala em que estavam isolados.

Segundo informações de funcionários do hospital, o trio que estava algemado as macas conseguiu se libertar e fazer uma corda com 20 lençóis conhecida como “Teresa”.

Os presos estavam sob cuidados médicos e aguardavam o transporte para os Centros de Detenção Provisória. A Polícia Militar (PM) está em diligências para capturar os fujões.
190rn.com

Ratos soltos na CPI causam confusão em sessão com depoimento de Vaccari

A chegada do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, à CPI da Petrobras, na manhã desta quinta-feira (9/4) foi marcada por inusitado tumulto. Um funcionário da Câmara soltou vários ratos no local e foi detido por policiais legislativos. 

Márcio Martins de Oliveira, de um cargo comissionado no gabinete do segundo vice-presidente da Câmara Giacobo (PR-PR), foi identificado como responsável por levar os roedores ao local. Ele foi detido e deve ser demitido ainda nesta tarde. Antes do cargo junto a Giacobo, Martins trabalhou com Paulinho da Força (SD-SP). 

Em 3 meses, taxa de desemprego sobe e fica em 7,4%, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil aumentou para 7,4% no trimestre encerrado em fevereiro, de 6,8% no mesmo período do ano passado. O índice também é o maior que o apurado no trimestre imediatamente anterior, encerrado em novembro, que ficou em 6,5%. Os dados foram divulgados nesta manhã de quinta-feira (9/4) pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE). 

A população desempregada no trimestre encerrado em fevereiro aumentou 14,7% na comparação com aquele terminado em novembro, passando de 6,45 milhões de pessoas para 7,4 milhões de pessoas. No mesmo período do ano passado, a população sem emprego 6,623 milhões de pessoas.

Já o número de pessoas ocupadas foi estimado em 92,3 milhões. No confronto com o trimestre de setembro a novembro houve redução de 401 mil pessoas (queda de 0,4%) nesse contingente. No mesmo período do ano passado, a população ocupada era de 91,49 milhões. 
Correio Braziliense

Governador Robinson Faria confirma prorrogação do Progás no RN

Uma boa notícia para a economia e desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O Governador Robinson Faria confirmou nesta quinta-feira (9) a prorrogação do maior incentivo para atrair indústrias ao Rio Grande do Norte: o Progás, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial pelo Incentivo ao Gás Natural.  
 
O programa teria seu fim no próximo dia 30 de abril, porém um intenso trabalho de negociações e articulações foi desenvolvido entre o Governador Robinson Faria com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, com a Petrobras, deputados da bancada potiguar e outras instituições.
 
Atualmente utilizam o Progás a Vicunha, Guararapes, Três Corações Natal, Sterbom, Rarus, Nortex, Três Corações Mossoró, Multdia, Coteminas SGA, Coteminas MAC, Fortcola, Refimosal, Porcelanatti (Itagrês) e Vittra.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Adolescente de 17 anos é assassinado a tiros em Mossoró

Um adolescente de 17 anos de idade, identificado como Daniel Francisco Cavalcante de Oliveira, foi assassinado a tiros de pistola no início da tarde de ontem(8) no conjunto Redenção na cidade de Mossoró.

A Central de Operações da Polícia Militar foi informada da ocorrência, mas quando os militares chegaram ao local já encontraram o adolescente, conhecido por “Chereca” já sem vida. A vítima já tinha passagens pela polícia.

Inflação de março avança 1,32%, pior resultado em 20 anos, diz IBGE

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 1,32% em março, pior resultado para o mês em 20 anos. Em março de 1995, a alta de preços foi de 1,55%. Quando se compara todos os meses, a carestia teve o pior resultado desde fevereiro de 2003. No acumulado de 12 meses, a inflação atingiu 8,13%, também pior resultado em 12 anos, e bem acima do teto da meta.

No primeiro trimestre de 2015, o índice apontou elevação de 3,83%, taxa sem precedentes para o período, desde 2003. Em apenas três meses, o custo de vida consumiu quase toda a meta perseguida pelo Banco Central para o ano, de 4,5%.

Fugitivos de Alcaçuz são mortos em troca de tiros com a PM em Búzios

Dois fugitivos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz foram mortos durante uma troca de tiros nesta quarta-feira (8) na praia de Búzios, no litoral Sul do Rio Grande Norte. Segundo a Polícia Militar, os criminosos estavam escondidos em uma casa da região.

De acordo com o tenente Marcelo Queiroz, do Batalhão de Choque da PM (BPChoque), uma denúncia anônima de moradores da região levou os policiais até a localização dos criminosos, que receberam os agentes a tiros. 


Os dois suspeitos baleados foram socorridos para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. "Enquanto eram socorridos até o hospital, os dois confirmaram que haviam fugido de Alcaçuz. Porém, não conseguimos confirmar os nomes dos suspeitos". Outros dois homens que também estavam no local conseguiram fugir.

A equipe do BPChoque ainda encontrou um revólver calibre 38 no imóvel. Os corpos dos criminosos foram levados para o Instituto-Técnico-Científico de Polícia (Itep-RN), no bairro da Ribeira, em Natal.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Carro cai no mirante da Praia de Tabatinga em Nísia Floresta

Um acidente foi registrado na noite desta terça-feira(7) na Praia de Tabatinga, no município de Nísia Floresta, litoral sul do Estado. Um carro de cor prata, do modelo Eco Sport, da placa MXS-9488,  caiu do mirante da praia.

O veículo foi encontrados por banhistas que estavam no local na manhã desta quarta-feira (8) e acionaram a Polícia Militar. O automóvel havia apenas o motorista, identificado como Micael Rocha de Medeiros, de 29 anos, morreu na hora.
O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) também esteve no local para retirar o corpo dentro das ferragens.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Na segunda maior fuga, 32 presos escapam


Na segunda maior fuga da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, desde que foi fundada, há 17 anos, 32 homens que cumpriam pena no Pavilhão 2 ganharam as ruas ilegalmente na madrugada de ontem. O modo foi o mesmo usado desde 2001: através de túneis ligando o pavilhão à área externa da maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. No momento da fuga em massa, das 11 guaritas que cercam a casa  carcerária, 10 estavam ocupadas por sentinelas (soldados da Polícia Militar). Na área externa, porém, nenhuma viatura da Força Nacional, trazida para o Estado após a onda de rebeliões do dia 16 de março para reforçar o policiamento ostensivo,  impediu a ação dos apenados. 

De acordo com Dinorá Simas, diretora da Penitenciária, os sentinelas notaram uma movimentação atípica no Pavilhão 2 por volta das 4h30 de ontem e dispararam tiros de alerta.  Entre os fugitivos estão homicidas, assaltantes, traficantes e ladrões. Até o fechamento desta edição, somente três haviam  sido recapturados por policiais militares em diligência nas cercanias da unidade prisional. “É a primeira fuga em quase três anos. Ficaram no Pavilhão, ainda, 166 homens. Todos fora das celas, por causa da destruição durante as rebeliões do mês passado”, detalhou Dinorá Simas. Com quase mil homens cumprindo pena fora das celas e com estruturas de túneis abertas no subsolo, Alcaçuz é a penitenciária na situação mais crítica do Sistema Prisional potiguar.

A partir de hoje, Alcaçuz deverá receber reforços na guarda interna e externa, além de maquinários para o fechamento dos túneis. No momento da fuga, a escala de plantão dos agentes penitenciários era de seis homens, a mesma antes das rebeliões do mês passado. O apoio nas guaritas envolvia, aproximadamente, uma dúzia de soldados da Polícia Militar, número um pouco maior do que o historicamente registrado na unidade prisional, na qual menos da metade das guaritas ficavam ativas durante a noite. 

O titular da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), Edilson França, após uma série de reuniões em Alcaçuz na manhã de ontem, disse que o momento é de apurar o caso e, para isto, instaurou um inquérito criminal, na Delegacia de Polícia Civil de Nísia Floresta, e outro administrativo, para se certificar se houve facilitação por parte dos agentes penitenciários. Hoje, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) deverá encaminhar uma retroescavadeira e um trator para agilizar o trabalho de fechamento das estruturas subterrâneas. Sobre a fuga, o secretário afirmou que não é possível prevê-las. “Tá todo mundo fazendo o que quer dentro dos pavilhões, que se transformaram em galpões de presos. Vamos melhorar, urgentemente, a questão da iluminação interna e externa, além de colocar mais segurança nas guaritas e entorno”, ressaltou.  O secretário não informou, porém, de que forma viabilizará o envio de homens a mais para garantir o reforço em Alcaçuz e se eles serão oriundos da Força Nacional ou da Polícia Militar.

Criticas
Ainda no início da manhã de ontem, o juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar Vilar dos Santos, criticou o Governo do Estado através das redes sociais quanto à atenção dispensada ao Sistema Prisional potiguar. Ele cobrou soluções efetivas para o histórico descaso relacionado aos presídios.  Na postagem, Henrique Baltazar afirma que avisou ao governador Robinson Faria (PSD) sobre a vulnerabilidade dos presídios após as rebeliões. 

Para o magistrado, a situação do sistema prisional vai piorar se o Governo mantiver a mesma política de segurança. “Vou repetir: o Estado NÃO controla o interior dos presídios. Não basta reconstruir vagarosamente o que foi destruído. Ou o governo age com mais coragem e vontade, ou a situação de insegurança dos potiguares vai piorar e muito. Discurso não resolve o problema da insegurança pública. São necessárias ações”, finalizou.

Em resposta às críticas o juiz, o secretário Edilson França disse que “não precisa do Dr. Henrique (Baltazar) dar o alerta”, pois a Sejuc reconhece os “riscos e os problemas”. Edilson França destacou, ainda, que não é possível prever fugas e o “que o Dr. Henrique está dizendo é óbvio”. O titular da Sejuc afirmou que a nomeação de mais agentes penitenciários e a formação dos aprovados para a Polícia Militar ajudaria a minimizar a situação atual das unidades prisionais, considerada crítica por ele próprio, mas não há datas para isso acontecer.


Sejuc pede celeridade em recuperações
No que tange à recuperação dos pavilhões de Alcaçuz, destruídos durante as rebeliões dos dias 16 e 17 de março passado, o secretário Edilson França disse que requisitou à empresa responsável pela obra, celeridade na execução dos serviços. “Ou agiliza ou colocaremos outra empresa. O primeiro pavilhão reformado (o 4) já deveria ter sido entregue”, avaliou. 

Edilson França reclamou do excesso de burocracia no Serviço Público, que impede que determinados problemas sejam resolvidos num curto intervalo de tempo, como até mesmo a transferência de presos. Ontem, 15 homens aguardaram mais de seis horas para saírem de Alcaçuz, em Nísia Floresta, para o Complexo Penal João Chaves, na zona Norte de Natal.

“Tudo é burocracia demais. É um câncer. Os presos fogem por falta de estrutura e não por facilitação. Eles só pensam em fugir e estão soltos lá dentro (dos pavilhões)”, comentou o titular da Sejuc. Mesmo após uma visita ao canteiro de obras do Pavilhão 4 de Alcaçuz, Edilson França não soube informar quando a obra ficaria pronta, tampouco o valor que será consumido para a recuperação total das unidades destruídas. 

Ainda através das redes sociais, o juiz Henrique Baltazar sobre a infraestrutura precária das unidades prisionais, principalmente Alcaçuz. “Foram quase 3 anos sem fugas em Alcaçuz, graças ao trabalho preventivo dos seus agentes e diretores”. Porém, na opinião do juiz, tudo foi perdido “em razão do medo do governo em agir para retomar o controle da unidade”. “Agora outras fugas acontecerão, mas não só em Alcaçuz. O sistema prisional do RN está semidestruído”, escreveu o magistrado. 

A maior fuga
Registrada em janeiro de 2012, quando 41 detentos conseguiram escapar do presídio Rogério Coutinho Madruga, o chamado Pavilhão 5. Antes da fuga desta segunda-feira, a segunda maior ocorreu no dia 6 de novembro de 2000, quando o bando do assaltante Valdetário Carneiro invadiu e libertou ele e mais 28 detentos. Agentes e policiais foram surpreendidos por grupo armado de metralhadora e fuzis. Um preso morreu na ação e um policial ficou gravemente ferido. O diretor de Alcaçuz à época foi exonerado e denunciado à Justiça por facilitação na fuga.

Os motins
16 de Março de 2015
Homens presos em 16 unidades prisionais do Rio Grande do Norte iniciam uma onda de motins coordenadas a partir da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Eles pediam a saída da diretora, Dinorá Simas.

17 de Março de 2015
Com unidades parcialmente destruídas e com reduzido efetivo de policiais militares e agentes penitenciários, 200 homens da Força Nacional são enviados ao RN para reforçar a segurança.

18 de Março de 2015
Representantes dos presos de Alcaçuz pediram ao juiz Henrique Baltazar a retomada dos Mutirões Carcerários e revistas íntimas menos invasivas. Confirmado o atendimento aos pleitos, os presos encerraram as rebeliões.

Os fugitivos
Adailton Kleber Barbosa Lima, (assalto)
Adriano da Conceição (assalto)
Allef Marrone da Silva Coringa (assalto)
Alyson da Cruz Andrade, (assalto e furto)
Alysson Breno da Silva Tindô (assalto)
Anderson John de Sousa Silva (tráfico de drogas)
Daniel do Nascimento Lima (furto)
Denis Rodrigues da Silva (assalto)
Ewerton da Silva Barbosa (homicídio)
Fábio Pereira dos Santos (furto)
Francisco Robério de Lima Silva (homicídio)
Francisco Tiago da Silva (assalto)
Fransueldes Dantas dos Santos (tráfico de drogas)
Ivanildo Domingos da Silva (assalto)
Janailson Dionisio da Silva (assalto)
Joeudice Cirilo Pereira (tráfico de drogas)
Jose Alan do Nascimento (assalto)
Jose Rafael da Silva (assalto)
Josiel Honorato de Carvalho (assalto)
Luan Franklin Anselmo da Silva (assalto)
Paulo Roberto Alves de Pontes (assalto)
Rafael Vieira Dantas (homicídio)
Rivanildo Pereira Medeiros (falsificação de documento)
Robson Alves Rodrigues (assalto)
Rodrigo Costa Sena (assalto)
Rodrigo Felipe Macedo (assalto)
Sandro Afonso de Souza Tavares (assalto)
Tiago Batista Coelho (assalto)
Wellington Santos Cruz (assalto)

Recapturados
Adriano Santos do Nascimento
Aurélio Mendonça
Marcílio Bezerra Mendonça 


Tribuna do Norte