terça-feira, 4 de agosto de 2015

Prefeitura de Rio do Fogo: Creches Municipais Ganham Brinquedos e Matérias Pedagógicos


Brincar é uma importante ferramenta de desenvolvimento integral, nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. É por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação, possibilitando um processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Semana passada, a Prefeitura de Rio do Fogo, na pessoa do Sr. Prefeito Laerte Paiva, por meio da Secretaria de Educação Municipal, realizou a entrega de brinquedos às Creches Municipais, assim as crianças da rede municipal terão mais ferramentas para os momentos de aprendizado lúdico. Os brinquedos foram adquiridos através do Programa Brasil Carinhoso, que é voltado para a primeira infância. Lembrando que os brinquedos já estão em pleno uso nas creches com supervisão e orientação das professoras. 
A Secretária de Educação Joária Araújo destaca que os brinquedos e os matérias didáticos vêm complementar a qualidade da Educação que está sendo oferecida aos alunos, pensando sempre no melhor aprendizado e no lazer que podem proporcioná-los no período em que ficarem nas creches.  












Rio do Fogo em Foco

Banda Marcial de Rio do Fogo se Destaca pele Esforço e Dedicação

Tudo começou com a ideia de oferecer a jovens e crianças um aprendizado musical, o que pode lhes proporcionar até mesmo uma carreira promissora.
Já havia disposição, alunos interessados e alguns instrumentos quando, o maestro Márcio Torres do Nascimento levou a proposta ao atual prefeito, Laerte Paiva, que apoiou positivamente o projeto. Foi assim que no início de 2014 o maestro assumiu o sonho de criar uma banda para o município.
A banda conta com cerca de 25 componentes, de diversas idades, que se reúnem três vezes na semana, numa sala fornecido pela Prefeitura, para as aulas que conta com o aprendizado da teoria musical e a prática. 
Á poucos meses atrás, os componentes da banda colocaram a mão na massa, com o objetivo de deixar o espaço com cara de sala de música, gravaram na parede partituras musicais, expressando sua marca e mudando a cara do espaço. Emocionaram o maestro com esse pequeno gesto que demostrou dedicação e valorização do projeto.
O maestro destaca a importância do trabalho social desenvolvido pela música, contando o seu próprio relato: “O que seria de mim se não fosso a música? Muitos dos jovens que eram meus colegas, hoje estão vivendo uma vida difícil, alguns até entraram na vida do crime, mas agradeço a Deus, pois a música me ensinou a ser quem sou. E hoje estou aqui na frente desses jovens que me trazem animo e força de vontade, por isso se a música mudar a vida de pelo menos um integrante, me sentirei agradecido”.  


A banda marcial tem se apresentado em diversos eventos do município, trazendo aos poucos a música para o dia-a-dia da população que pouco conhece sobre esse belíssimo projeto. Uma banda relativamente nova que tem iniciado do zero, já que nenhum integrante conhecia nada sobre teoria musical e hoje com muito esforço e dedicação tem avançado, e com o apoio da Prefeitura continuará crescendo mais e mais.    

Rio do Fogo em Foco

Prefeitura de Rio do Fogo Convida para a VI Conferência Municipal de Assistência Social


A Prefeitura de Rio do Fogo, por meio da Secretaria de Assistência Social, convida entidades municipais e a comunidade em geral para participar da VI Conferência Municipal de Assistência Social de Rio do Fogo. 
A Conferência será realizada nessa quarta-feira (05), na Câmara Municipal de Vereadores de Rio do Fogo, com início às 08h. 
Com o objetivo de avaliar e propor diretrizes para a implantação da política de Assistência Social, tendo como tema central "Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026", o tema foi estabelecido a partir da comemoração de 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

Contamos com a sua presença!